Este manual apresenta alguns dos resultados da investigação colaborativa realizada no âmbito do projeto inter-universitário BLEARN AUTONOMY. Este projeto centrou-se na análise e implementação de estratégias pedagógicas híbridas de aprendizagem e/ou b-learning para promover a autonomia num contexto de mutação causada pela última pandemia.

O quadro teórico, integrado por correntes construtivistas e conetivistas da aprendizagem, destaca a mudança transformadora de papéis entre estudantes e professoras, cujas estratégias dão prioridade à auto-regulação através de um feedback melhorado num contexto digital.  

O manual apresenta o processo de implementação do projecto nas diferentes universidades e descreve alguns instrumentos (questionários) e procedimentos de investigação (grupos focais e entrevistas), especialmente concebidos para traçar o perfil das estudantes alvo, para optimizar a entrega de feedback das professoras e para recolher os resultados metacognitivos (grelhas de avaliação). A análise detalhada dos dados, que combina metodologia qualitativa e quantitativa, fornece provas de que a entrega de feedback das professoras, reforçada por ferramentas digitais, aumenta a capacidade de auto-regulação das alunas. Entre as várias ferramentas educativas utilizadas, destaca-se o portfólio digital reflexivo que permite a recolha longitudinal de amostras do desenvolvimento da autonomia das estudantes, é útil para o planeamento do ensino universitário e possibilita o envio de feedback de qualidade. Além disso, esta parte do manual inclui uma análise dos relatórios de feedback que as professoras partilharam entre si no contexto do projecto, que identificam não só vários tipos de feedback sobre as diferentes actividades que as alunas realizam, mas também informações sobre o desempenho e progresso das estudantes.

O manual conclui com uma série de recomendações, dirigidas às docentes, com o intuito de introduzir algumas mudanças na metodologia de ensino e desenho pedagógico que procuram alargar a consciência metacognitiva das estudantes do ensino superior, encorajar uma maior auto-reflexão e desenvolver a sua autocrítica, empenho individual e auto-organização.

Manual em portugês:

Cea Álvarez, A. M., Dono López, P., Lerma Sanchis, M. D., Mogas, J., Pazos-Justo, C., & Rambla, X. (2023). Potenciar a autonomia através do feedback: propostas para uma aprendizagem híbrida no ensino superior. RepositóriUM, Universidade do Minho. https://hdl.handle.net/1822/83594

Manual original em espanhol:

Cea Álvarez, A. M., Dono López, P., Lerma Sanchis, M. D., Mogas Recalde, J., Pazos-Justo, C., & Rambla, X. (2023). Potenciar la autonomía mediante la retroalimentación: propuestas para el aprendizaje híbrido en la educación superior. Edições Húmus. https://doi.org/10.21814/1822.82097